Envelope a3
A maioria dos documentos em escritórios usam formato a4. Esse é o padrão internacional pela ISO 216, sendo o chamado papel que parece ofício, oficial ou de escritório. Mas existem muitos usos que envolvem papéis maiores, de maior porte, com muito mais espaço para desenho ou para gráficos, assim como artes. Esses formatos são diversos, e um dos mais conhecidos e utilizados é o a3, que possui dimensões quase um terço a mais do que as do a4. O envelope a3 visa transportar documentos de formato a3. É um envelope grande, geralmente de cor bege, que tem resistência similar á dos envelopes tradicionais de outros formatos.
O ramo de artes gráficas e de arquitetura é um dos que usam o envelope a3 em grande quantidade e variedade. Esse formato é muito usado em peças publicitárias, artes gráficas e materiais gráficos e artísticos diversos. É um formato mais adequado para esse tipo de criação, e costuma também ser carregado em pastas, com janela ou fechadas. O formato a3, claro, é mais específico que o formato a4, e portanto não pode ser tratado da mesma forma. Ele pode não suportar dobras, e por isso tem de ser carregado e transportado com mais cuidado.
Existe envelope a3 de muitos tipos?
Sim, especialmente em termos de materiais de fabricação, cor e sistemas de fechamento. Podem ser fechados com barbantes, ou por adesivos, ou ser enviados com meios de fechamento especiais, como ziplock e outros. O sistema de fechamento é contudo não muito resistente. Para envios ainda mais seguros, o envelope a3 deve ser coextrusado, ou seja, ser encomendado ou encontrado em fabricantes especializados.
- O envelope a3 precisa na maioria dos casos ser de tipo liso;
- Ele deve ser de boa qualidade, para proteger o documento a ser transportado;
- O envelope a3 tem de ser de fácil identificação e rotulagem.
Existem muitos fabricantes de envelope a3?
O envelope a3 é bastante comum e usado. Por isso, sua fabricação é bastante comum e disseminada. Não é difícil achar fabricantes nem encomendar esse tipo de envelope presencialmente ou por internet. Ele costuma ser mais caro que o normal, mas a depender do material pode ser bem competitivo e adquirido com facilidade. Note-se que ele é, em alguns casos, insubstituível.